Este blog foi criado para promover uma maior integração e participação dos estudantes das Escolas Municipais e Estaduais do município/Sitio Novo.
segunda-feira, 29 de fevereiro de 2016
AVALIAÇÃO INSTITUCIONAL
A avaliação que se realiza de modo sistemático na
escola é a direcionada para o aluno, ou seja, o fracasso ou o sucesso escolar
dos alunos tendem a ser interpretados em uma dimensão individual, não sendo
tratados como expressão do próprio sucesso ou fracasso da escola. Tal posição
reflete o entendimento de que a escola deve ser avaliada em sua totalidade, na
qual se integra a avaliação do desempenho do aluno, não sendo possível
pensar-se em modificar a sistemática de avaliação vigente sem ter como ponto de
partida para se discutir que perspectiva de avaliação institucional será
adotada por uma dada escola, é a resposta que se dá às seguintes questões: resulta na explicitação de valores,
intencionalidades, expectativas e compromissos dos participantes da ação
educativa. E a avaliação, como dimensão intrínseca ao processo educacional, tem
seu sentido na medida em que contribui para a construção dos resultados
esperados. Portanto, SOUSA diz: Não é possível pensarmos em um modelo único de
avaliação que atenda a todas as escolas, pois, para que esse modelo ganhe
significado institucional, precisa responder aos projetos educacional em curso.
Thurler (1998, p. 176), ao discorrer
sobre a avaliação da eficácia das escolas, observa que a mesma "resulta de
um processo de construção, pelos atores envolvidos. Atualmente, o processo de
auto avaliação de ensino das escolas do município de Sítio Novo-RN, ocorre de
modo informal, existem constantes discussões entre os diversos segmentos: diretores,
coordenadores, professores, funcionários e pais, em torno dos avanços e das
dificuldades que ocorrem nas unidades de ensino, na busca de mudanças
necessárias ao processo ensino-aprendizagem, aspectos de infraestrutura, entre
outros. Porém, nunca houve uma avaliação de fato, onde os diversos segmentos
tivessem a oportunidade de responder questionários específicos, onde cada
membro se avalie e seja também avaliado, através de documentos comprobatório. Diante
desse cenário e consciente da importância da avaliação institucional, tão
mencionada nos dias atuais, bem como amparada pela legislação nacional nosso
centro municipal, resolveu implantar em todas as unidades de ensino uma
avaliação institucional, sendo a primeira vez que executa, tentamos de forma sucinta
e objetiva, nos auto avaliarmos e melhorarmos enquanto instituição, analisando
os pontos fracos e ampliando os fortes. É importante ressaltar que todo
processo avaliativo, envolve responsabilidade, ética sustentação de valores das
instituições ou pessoas avaliadas, buscando resultados que servirão para
descobrir possíveis causas que atrapalham o ensino e aprendizagem, acreditando
que esta tem um valor de replanejamento indispensável á escola, a partir dos
resultados, a direção e toda equipe escolar definirão novos objetivos e metas
para atingir melhor qualidade na educação.
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