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segunda-feira, 29 de fevereiro de 2016

AVALIAÇÃO INSTITUCIONAL

A avaliação que se realiza de modo sistemático na escola é a direcionada para o aluno, ou seja, o fracasso ou o sucesso escolar dos alunos tendem a ser interpretados em uma dimensão individual, não sendo tratados como expressão do próprio sucesso ou fracasso da escola. Tal posição reflete o entendimento de que a escola deve ser avaliada em sua totalidade, na qual se integra a avaliação do desempenho do aluno, não sendo possível pensar-se em modificar a sistemática de avaliação vigente sem ter como ponto de partida para se discutir que perspectiva de avaliação institucional será adotada por uma dada escola, é a resposta que se dá às seguintes questões:  resulta na explicitação de valores, intencionalidades, expectativas e compromissos dos participantes da ação educativa. E a avaliação, como dimensão intrínseca ao processo educacional, tem seu sentido na medida em que contribui para a construção dos resultados esperados. Portanto, SOUSA diz: Não é possível pensarmos em um modelo único de avaliação que atenda a todas as escolas, pois, para que esse modelo ganhe significado institucional, precisa responder aos projetos educacional em curso.  Thurler (1998, p. 176), ao discorrer sobre a avaliação da eficácia das escolas, observa que a mesma "resulta de um processo de construção, pelos atores envolvidos. Atualmente, o processo de auto avaliação de ensino das escolas do município de Sítio Novo-RN, ocorre de modo informal, existem constantes discussões entre os diversos segmentos: diretores, coordenadores, professores, funcionários e pais, em torno dos avanços e das dificuldades que ocorrem nas unidades de ensino, na busca de mudanças necessárias ao processo ensino-aprendizagem, aspectos de infraestrutura, entre outros. Porém, nunca houve uma avaliação de fato, onde os diversos segmentos tivessem a oportunidade de responder questionários específicos, onde cada membro se avalie e seja também avaliado, através de documentos comprobatório. Diante desse cenário e consciente da importância da avaliação institucional, tão mencionada nos dias atuais, bem como amparada pela legislação nacional nosso centro municipal, resolveu implantar em todas as unidades de ensino uma avaliação institucional, sendo a primeira vez que executa, tentamos de forma sucinta e objetiva, nos auto avaliarmos e melhorarmos enquanto instituição, analisando os pontos fracos e ampliando os fortes. É importante ressaltar que todo processo avaliativo, envolve responsabilidade, ética sustentação de valores das instituições ou pessoas avaliadas, buscando resultados que servirão para descobrir possíveis causas que atrapalham o ensino e aprendizagem, acreditando que esta tem um valor de replanejamento indispensável á escola, a partir dos resultados, a direção e toda equipe escolar definirão novos objetivos e metas para atingir melhor qualidade na educação. 

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