O ambiente escolar é o ponto de
encontro dos vários profissionais envolvidos na ação assim, a gestão
democrática perpassa todos os setores da escola, do mais simples ao mais
complexo, como planejamento anual com o corpo docente, a tomada de decisões,
que deve ser coletiva, e as definições técnico-pedagógicas, etapas que precisam
ter a participação dos pais com um caráter deliberativo, fiscalizador, de apoio
e acompanhamento, inclusive dos aspectos financeiros da instituição. Para
construir uma gestão democrática na escola há que se assegurar a efetiva
participação dos vários segmentos da comunidade escolar na administração dos
recursos, na organização. Assim, o Projeto Político-Pedagógico direciona o
trabalho escolar; este, conforme Gadotti (1997): A gestão
de uma escola engloba uma complexidade de aspectos pedagógicos – materiais e
administrativos – difíceis de equacionar. Principalmente quando faltam
recursos. Além disso, no Brasil, muitas escolas da rede pública funcionam em
regiões socioeconômicas vulneráveis, o que aumenta o desafio dos diretores.
Dessa forma, não se pode mais conceber a escola como arraigada em princípios de
autoritarismo, anti-democracia e prepotência, e sim numa visão que deixa de ser
utópica, pois é um processo real de cidadania que nos leva a agir de forma
compartilhada e participativa na distribuição do poder dentro da instituição de
ensino. Por isso, a descentralização, o pluralismo, a autonomia, a participação
e a transparência, são fundamentais como princípios norteadores de uma gestão
democrática. Embora tenhamos avançado na área educacional, é notório o grande
caminho que deveremos percorrer, visto que envolve interesses de classes
distintas, onde as conquistas não nos serão dadas de forma espontânea e
vertical, sendo que é uma luta de todos para tornar a escola realmente pública
que desenvolva uma educação de qualidade, que leve em conta a complexidade do
ato educativo, a interdisciplinaridade, a transversalidade, etc.
Este blog foi criado para promover uma maior integração e participação dos estudantes das Escolas Municipais e Estaduais do município/Sitio Novo.
segunda-feira, 29 de fevereiro de 2016
POLÍTICAS E GESTÃO EM EDUCAÇÃO
A democratização da gestão está
diretamente conectada à qualidade da educação, na medida em que possibilita a
participação de mais pessoas na construção do projeto pedagógico da escola e
políticas públicas para a educação da comunidade, do bairro e do município,
favorecendo a democratização dos saberes, o respeito às identidades, o
desenvolvimento das pessoas, a formação das lideranças e a consolidação de uma
gestão democrática. Gestão
democrática, gestão compartilhada e gestão participativa são termos que, embora
não se restrinjam ao campo educacional, fazem parte da luta de educadores e
movimentos sociais organizados em defesa de um projeto de educação pública de
qualidade social e democrática. Sendo assim, é essencial
buscarmos práticas que visem o redimensionamento da gestão. A gestão
democrática em nosso país é um processo que vem sendo vivenciado ao longo dos
anos por toda a sociedade, reafirmando o exercício da cidadania a partir
da participação na organização e gestão do trabalho escolar, os professores
podem estar aptos a tomar decisões coletivamente; construir o projeto político
pedagógico da escola; compartilhar com os outros as preocupações; desenvolver o
espírito de solidariedade; tonar-se parte da escola assumindo a responsabilidade.
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