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segunda-feira, 29 de fevereiro de 2016

POLÍTICAS E GESTÃO EM EDUCAÇÃO

                    A democratização da gestão está diretamente conectada à qualidade da educação, na medida em que possibilita a participação de mais pessoas na construção do projeto pedagógico da escola e políticas públicas para a educação da comunidade, do bairro e do município, favorecendo a democratização dos saberes, o respeito às identidades, o desenvolvimento das pessoas, a formação das lideranças e a consolidação de uma gestão democrática. pabx ipGestão democrática, gestão compartilhada e gestão participativa são termos que, embora não se restrinjam ao campo educacional, fazem parte da luta de educadores e movimentos sociais organizados em defesa de um projeto de educação pública de qualidade social e democrática.  Sendo assim, é essencial buscarmos práticas que visem o redimensionamento da gestão. A gestão democrática em nosso país é um processo que vem sendo vivenciado ao longo dos anos por toda a sociedade, reafirmando o exercício da cidadania a partir da participação na organização e gestão do trabalho escolar, os professores podem estar aptos a tomar decisões coletivamente; construir o projeto político pedagógico da escola; compartilhar com os outros as preocupações; desenvolver o espírito de solidariedade; tonar-se parte da escola assumindo a responsabilidade. 
       O ambiente escolar é o ponto de encontro dos vários profissionais envolvidos na ação assim, a gestão democrática perpassa todos os setores da escola, do mais simples ao mais complexo, como planejamento anual com o corpo docente, a tomada de decisões, que deve ser coletiva, e as definições técnico-pedagógicas, etapas que precisam ter a participação dos pais com um caráter deliberativo, fiscalizador, de apoio e acompanhamento, inclusive dos aspectos financeiros da instituição. Para construir uma gestão democrática na escola há que se assegurar a efetiva participação dos vários segmentos da comunidade escolar na administração dos recursos, na organização. Assim, o Projeto Político-Pedagógico direciona o trabalho escolar; este, conforme Gadotti (1997): A gestão de uma escola engloba uma complexidade de aspectos pedagógicos – materiais e administrativos – difíceis de equacionar. Principalmente quando faltam recursos. Além disso, no Brasil, muitas escolas da rede pública funcionam em regiões socioeconômicas vulneráveis, o que aumenta o desafio dos diretores. Dessa forma, não se pode mais conceber a escola como arraigada em princípios de autoritarismo, anti-democracia e prepotência, e sim numa visão que deixa de ser utópica, pois é um processo real de cidadania que nos leva a agir de forma compartilhada e participativa na distribuição do poder dentro da instituição de ensino. Por isso, a descentralização, o pluralismo, a autonomia, a participação e a transparência, são fundamentais como princípios norteadores de uma gestão democrática. Embora tenhamos avançado na área educacional, é notório o grande caminho que deveremos percorrer, visto que envolve interesses de classes distintas, onde as conquistas não nos serão dadas de forma espontânea e vertical, sendo que é uma luta de todos para tornar a escola realmente pública que desenvolva uma educação de qualidade, que leve em conta a complexidade do ato educativo, a interdisciplinaridade, a transversalidade, etc.

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